Instituto Pensar - Em pronunciamento, Lula ataca Bolsonaro e diz que oligarquias pariram um monstro

Em pronunciamento, Lula ataca Bolsonaro e diz que oligarquias pariram um monstro

por: Eduardo Pinheiro


Em pronunciamento, o ex-presidente Lula afirma que as eleições de 2018 "jogaram o Brasil em pesadelo que parece não ter fim?. Foto: Reprodução

Em pronunciamento no Dia da Independência do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas mais de 127.000 mortes por Covid-19 e se colocou "à disposição do povo brasileiro? para "pôr fim a esse desgoverno?.

Para Lula, elites conservadoras apoiaram Bolsonaro para dar um basta à ascensão social promovida nos governos petistas e as eleições de 2018 "jogaram o Brasil em pesadelo que parece não ter fim?.

"Com a ascensão de Bolsonaro, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas. Como nos filmes de terror, as oligarquias brasileiras pariram um monstrengo que agora não conseguem controlar, mas que continuarão a sustentar enquanto seus interesses estiverem sendo atendidos?, disse.

Para superar o "autoritarismo obscurantista?, Lula sugere "novo contrato social que defenda os direitos e a renda do povo?, mas rejeita pactos com outras forças políticas. Sem participar de nenhum manifestos ou iniciativas supra partidárias criados nos últimos meses, o petista afirma que ação necessita da participação efetiva dos trabalhadores.

"Não apoio, não aceito e não subscrevo qualquer solução que não tenha a participação efetiva dos trabalhadores. Não contem comigo para qualquer acordo em que o povo seja mero coadjuvante.?

Covid-19

Lula também acusou o governo Bolsonaro de "abrir mão da soberania nacional? e de "tratar com desdém? as vítimas de Covid-19 no país. Segundo ele, o governo federal "converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa? e que "teria sido possível, sim, evitar tantas mortes?.

"Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte. Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa?, declara no vídeo.

Lula critica militares no governo

O ex- presidente critica também a quantidade de militares no governo, afirmando haver uma "escalada autoritária? que faz "lembrar os tempos sombrios da ditadura?.

"A substituição da direção do Ministério da Saúde por militares sem experiência médica ou sanitária é apenas a ponta de um iceberg. Em uma escalada autoritária, o governo transferiu centenas de militares da ativa e da reserva para a administração federal, inclusive em muitos postos-chave, fazendo lembrar os tempos sombrios da ditadura.?

https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=1H9KuXvxpP4&feature=emb_logo&ab_channel=Lula




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: